EXTENSÃO

As atividades de exensão universitária sempre estiveram imbricadas com o ensino de enfermagem e a promoção da autonomia da enfermeira. Quando hoje o SUS ainda tenta estabelecer as diretrizes da linha de cuidado Mãe-Bebê, reconhecemos nesta iniciativa as sementes plantadas pela Profa. Dra. Rosalda Paim quanto organizou alojamento conjunto, promoveu a amamentação, criou a puericultura e triagem pediátrica, entre outras iniciativas.

Quando a OMS estabelece como uma meta do milênio a redução da mortalidade infantil, cabe ressaltar que a Profa. Dra. Rosalda Trabalhou incansavelmente para atingir este propósito durante sua vida profissional.

Sala 149 (HUAP) – PISMI – Programa Integrado de Saúde Materno-Infantil

O Programa Integrado de Saúde Materno-Infantil – PISMI- surge como curso de ação estrategicamente montado por equipe de saúde multidisciplinar, visando buscar soluções para a problemática evidenciada.

O propósito geral do PISMI é o de desencadear e manter o processo de ação integrada, doente-assistencial, dos vários profissionais atuantes na área, para a obtenção da melhoria dos níveis de desempenho da equipe e da prestação de serviços à população-alvo.

A participação da W.K. Kellogg Foundation e da O.P.A.S. é calorosamente recebida pela Universidade Federal Fluminense, cujo Hospital Universitário foi honrosamente distinguido pelo Departamento de Assuntos Universitários, do Ministério da Educação e Cultura, para sede do Núcleo de Assistência Técnica em Administração  hospitalar – N.A.T.- 7 (Coordenado pela Profa. Maria Wanda/EEAAC).

NAPES – Núcleo de Atenção Primária à Educação e Saúde

BRAGANÇA, F. C. R. . Participação nos Projetos de Educação em Saúde Vivência de Gente e da Creche CIAC I, coordenados pela Professora Doutora Rosalda Cruz Nogueira Paim, do Núcleo de Atenção Primária à Educação e Saúde (NAPES), do Programa Integrado de Saúde Comunitária (PROSEIC), da Escola de Enfermagem. 1996

PIDAS: Programa Docente Assistencial na área da Saúde

Objetivos:

Capacitar pessoal de várias áreas de Saúde (Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Odontólogos, assistentes sociais, Agentes de Saúde) para atuarem nos serviços em diversos níveis de atenção (primário, secundário e terciário) e distintas posições hierárquicas (Planejadores, Administradores e Operadores).

Ampliar a extensão de cobertura da população de Niterói em uma linha de hierarquização dos serviços de saúde local.

Promover uma maior participação da Comunidade nos programas básicos de saúde no Município de Niterói.

Desenvolver o conhecimento na área de saúde através de investigações em serviço.

 “PIDAS: Unidade Móvel: Uma Experiência de Assistência Primária em Saúde ao Sistema Cliente na Comunidade”, apresentada no XXXV Congresso Brasileiro de Enfermagem – São Paulo – 1983.

Ambulatório com equipe multidisciplinar na periferia da cidade quebrando barreiras no acesso à saúde.

Creche Rosalda Paim

Cerca de 180 crianças entre 2 e 6 anos, são atendidas na creche comunitária Rosalda Paim, no Centro de Niterói.

A Creche Rosalda Paim atende crianças das comunidades do Morro do Arroz e do Morro do Estado, no Centro, e é mantida por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que repassa os recursos referentes aos salários dos funcionários.

Atividades na ABEn

• Foi Presidente da ABEn – Niterói.
• Professor do Curso de Pré-Vestibular da ABEn – Escola de Enfermagem, 2° semestre de 1969, na disciplina de Biologia. Coordenadora do Curso de Pesquisa para Enfermeiros, promovido pela ABEn – Rio de Janeiro.
• Na qualidade de Enfermeira Pediátrica, participou da Organização do Curso de Atualização em Enfermagem Pediátrica, promovido pela ABEn – Niterói, entrosada com a Secretaria de Saúde e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro, no mês de junho de 1972.
• Professora no Curso de Metodologia Científica Aplicada e Enfermagem, promovido pela ABEn – Distrito de Volta Redonda e Centro de Estudos do Hospital da Cia. Siderúrgica Nacional – 1977 – Volta Redonda – Rio de Janeiro.
• Professor do Curso de Atualização sobre Administração de Medicamentos para Enfermeiros, no período de 15.05.79 a 26.06.79 – Carga horária total de 12 horas, realizado na Associação Brasileira de Enfermagem – Niterói – Rio de Janeiro.
• Coordenadora da Comissão de Educação da ABEn – Niterói – Agosto 1976 a Junho 1980.

Outras atividades

• Membro deliberativo da Confederação Mulheres do Brasil e Vice-Presidente da Federal Mulheres Fluminense. (10 anos).
• Membro da Comissão de Idosos, Crianças, Adolescentes, Ecologia e Mulher, junto à PROEX/UFF.
• Membro da Comissão de “AIDS” – na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. (dois mandatos).

Projetos de Extensão – PROEX

1) – Reimplantação de Creche – Diagnóstico situacional, sua reformulação e reestruturação.(Creche CIAC-2) – Atividade descrita em trabalho apresentado no Chile e descrita no Capítulo XI do livro Sistemismo Ecológico – Um Paradigma Holístico, referido no título “Livros Publicados”.

2) – Atenção Primária em Saúde e Educação na Comunidade Escolar da Rede Publica – uma ação participativa centrada na criança e adolescente ( 1993 à 1996) – Apoio material e didático a dois bolsistas.
.
3) – Atenção Primária em Educação e Saúde na Comunidade Escolar da Rede Pública – Uma ação participativa centrada na Criança e Adolescente (1993 à 1996).- Apoio PROEX – dois bolsistas.

4) – Vivência de Gente (1995) – com dois bolsistas – apoio PROEX construindo o saber com a criança (1995) – 2 bolsistas ( ambos com apoio didáticos e bolsistas já em desenvolvimento desde a criação do ‘NAPES’ Núcleo de Atenção Primária Educação e Saúde centrada na criança , adolescente, mulher e idoso, descrito no trabalho apresentado no Chile e publicado nos Anais do Congresso e também no Livro Sistemismo Ecológico – Um Paradigma Holístico, referido no título “Livros Publicados”.

5) – Sexualidade x Adolescência – Vivência do Cotidiano Corpo , Mente e o Social na Comunidade Escolar. Aprovação ‘PROEX” trabalho em oficinas de sexualidade, Cursos e Oficinas – Niterói.

 

Trabalhos de Extensão

1) – Uma visão e Educação e Saúde numa sala de espera – Vivência com mães que demandam o Hospital INAMPS , para consulta de Enfermagem, trabalho apresentado em 1991, (II Jornada Científica) em Pernambuco. Publicado em Anais do 45º CBE (1993).

2) – Implantação da Triagem Geral: Um Sistema de Referência x Contra referência (HUAP) – Reformulação e sua Reestruturação, com Apoio Direção do HUAP e Sub Diretoria Extensão PROEX (1991) Resultado do Projeto de minha iniciativa, realizado em equipe multiprofissional (Projetos “PISMI” e “PIDAS, COM ” apoio financeiro recebido da Fundação Kellog (EEUU} , responsabilidade oficial da Universidade/Reitoria / UFF.

3) – O caminhar do Idoso no Cotidiano da Vida – Apresentado em evento cientifico e publicado na Revista Sociedade Brasileira Gerontologia e Geriatria – Palace Hotel / RJ – Jornada Científica IFC/UFF/BGG.

4) – Autoria do Projeto de Criação e Implantação e sua Coordenação do NAPES/PROISEC -Encaminhado a “PROEX’ e Reitoria – Aprovado SENESU/MEC (1992) – Um pólo gerador de Ações Saúde e Educação na Comunidade Escolar.

5) – Reformulação da ‘UABS/NOS”- Núcleo de Orientação a Saúde – Ações de Reajuste na organização e dinâmica funcional (2º semestre 1991).

6) – Criação, implantação e coordenação do Projeto de Extensão: “NAPES PROISEC “ com apoio financeiro da “FNDE), com 18 bolsistas de Enfermagem, tendo resultado, ainda, em trabalho da Especialista Vera S. Lemos (docente) onde fui co-orienadora integrante dos de trabalhos sobre idosos, base de uma : Monografia da mesma sobre Visualização e Toque Terapêutico, da qual foi co-orientadora, aprovado pela Universidade Estadual do Ceará , onde fui a primeira examinadora.
7) – Vivências de Gente (1995) – 2 bolsistas – Apoio PROEX. Construindo o Saber com a criança (1995) – 2 bolsistas ( Ambos com apoio didáticos e bolsistas já em desenvolvimento desde a criação do NAPEC Núcleo de Atenção Primária Educação e Saúde centrada na criança adolescente, mulher e idoso. Creche e CIACMOR do Estado.
8) – Sexualidade x Adolescência – Vivência do Cotidiano Corpo, Mente e o Social na Comunidade Escolar. Aprovação “PROEX” trabalho em oficinas de Sexualidade ( Artigo/Cultura e Cursos) – Município de Araruama.
9) – “Vivência de Gente Saúde e Educação – 1996 (PROEX/ Creche)
10) – Educação em Saúde vivência com mães em Sala de Espera -Visão de Integração na sistematização da consulta de Enfermagem , ( Publicado e Implementado em 1995
11) – “NAPES”/PROISEC -Núcleo de Atenção Primária em Educação e Saúde centrado na criança, adolescente, mulher e idoso (aprovação PROEX) apoio financeiro. “FNDE”/ MEC (1993), autoria do projeto e implantação, implementação e coordenação ( 3 anos).
12) – Estratégia de ação Integrada em Educação e Saúde na Comunidade Escolar UFF (várias Instituições envolvidas, sob nossa coordenação.
13) – Educação e Saúde – Construindo o Saber com a Criança (Creche) 96/97 apoio ‘da UFF.
14) – Reimplantação de uma Creche -Diagnóstico situacional, sua reformulação, reestruturação e coordenação.
.
15) – Atenção Primária em Saúde e Educação na Comunidade Escolar da Rede Pública – uma ação participativa centrada na criança e adolescente (1993 à 1996) – Apoio: Material Didático e 2 bolsistas.

Skip to content